Portal da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro

pt |

Menir do Lavajo

Morada / Address:Afonso Vicente, Cortes Pereiras
Descrição / Description:

Situa-se a cerca de 1.5 Km a nordeste da povoação de Afonso Vicente, no alto de um pequeno outeiro com 155 m de altitude, entre o vale do Lavajo e o barranco do Lavajo, na freguesia de Alcoutim.

Trata-se de um monumento megalítico pré-histórico, do período de transição entre o Neolítico Final e o Calcolítico Inicial (3.500/2.900 a.C.), constituído por dois núcleos de alinhamentos de menires (um com três menires e outro com quatro estelas-menires), que prevalece ímpar e sem paralelo até ao momento no território português.

A intervenção de valorização executada em 2002/2003 neste notável conjunto megalítico não funerário, o único conhecido em todo o Sotavento Algarvio, tornou não só visitável o primeiro núcleo, como assegurou a preservação do segundo núcleo, cuja musealização se afigurava mais complexa e problemática.

O núcleo visitável é composto pelo alinhamento de dois dos três menires talhados em grauvaque e existentes no local (o terceiro elemento, muito fraturado, encontra-se no Núcleo de Arqueologia).

Horário|Entrada: O local está protegido por uma rede, sendo possivel visitá-lo pelo exterior e fotografá-lo através da abertura para o efeito. Existe igualmente um painel com informação junto do monumento.

Contactos gerais

  • Email ufap.geral@gmail.com
  • Telefone 281 546 437 (Alcoutim) / 281 547 234 (Pereiro)
  • Morada Alcoutim
    Rua do Caminho Velho, Edifício da Antiga Escola Primária
    8970-065 Alcoutim
    Pereiro
    EN 124, Edifício da Junta
    8970-307 Pereiro